Blog da Venteno

Logística inteligente: Confira qual sua importância nas operações e como isso gera vantagem competitiva no mercado

A logística inteligente refere-se a um importante conceito que vai muito além da simples movimentação de mercadorias. Isso porque, esta estratégia utiliza tecnologias avançadas, análise de dados, automação e integração de processos, com intuito de tornar as operações logísticas mais eficientes, ágeis e sustentáveis. 

Além disso, no cenário do mercado atual, onde existe uma grande competitividade e clientes cada vez mais exigentes e que desejam entregas rápidas e personalizáveis, a adoção de uma logística inteligente, basicamente, tornou-se crucial. 

Em razão disso, a Venteno Express preparou um artigo em que explica a importância da logística inteligente para as operações e como ela gera vantagem competitiva no mercado. Confira!

O que é logística inteligente?

Define-se como a logística inteligente a aplicação de tecnologias digitais e bem como estratégias analíticas que visam otimizar toda a cadeia de suprimentos. Dessa forma, geralmente isso abrange desde o planejamento, até a entrega ao consumidor final, além de abranger as etapas de armazenagem, transporte, gestão de estoques, rastreabilidade e atendimento ao cliente.

Neste contexto, são utilizados diversos recursos para que a logística se torne inteligente, entre os quais destacamos:

IoT (Internet das Coisas): são sensores em veículos e produtos que servem para realizar o monitoramento em tempo real.

Big Data e Analytics: ferramentas que têm o intuito de analisar grandes volumes de dados e, assim, prever demandas, otimizar rotas e evitar gargalos, por exemplo.

Inteligência Artificial e Machine Learning: recursos para automação de processos e que ainda auxiliam na tomada de decisões baseadas em padrões de comportamento.

Roteirização inteligente: trata-se do uso de algoritmos para estabelecer rotas mais eficientes, que possam minimizar o tempo de transporte e economizar combustível.

WMS e TMS integrados: softwares voltados para a gestão de armazéns e transporte que atuam de forma conectada e estratégica.

Importância dessa estratégia nas operações logísticas

De maneira geral, a logística inteligente impacta positivamente no desempenho das operações, ainda mais que reduz custos, aprimora a qualidade dos processos e aumenta a produtividade. Por essa razão são proporcionados benefícios como:

Redução de custos operacionais: Com a logística inteligente é possível otimizar os processos e minimizar os desperdícios, o que consequentemente, reduz os custos das operações. 

Aumento da eficiência: A partir dessa estratégia, possibilita as tarefas se tornarem automatizadas, além de viabilizar que as  decisões sejam assertivas.

Melhor controle e visibilidade: Geralmente, permite-se o rastreamento tanto do veículo quanto da carga e em tempo real, o que resulta em maior previsibilidade das operações.

Agilidade e flexibilidade: Uma logística inteligente promove respostas rápidas, especialmente as mudanças no mercado e na demanda.

Melhoria na experiência do cliente: Esse tipo de logística garante que as entregas sejam mais rápidas, seguras, além de assegurar uma comunicação transparente.

Vantagem competitiva no mercado

As empresas que adotam a logística inteligente costumam se destacam por diversos aspectos:

Entregam mais valor ao cliente, pois os prazos são mais curtos, há maior confiabilidade e operações personalizadas.

Tomam decisões com base em dados reais, o que minimiza erros ou falhas, além de aumentar a eficiência dos processos. 

Estão mais aptos às mudanças, seja referentes à cadeia de suprimentos, o comportamento do consumidor ou em crises como greves e pandemias.

Possuem melhores margens, visto que, conseguem operar com menos custos e mais produtividade.

Vale ressaltar que as empresas ao investirem em logística inteligente, estão alinhadas com práticas sustentáveis, por conseguinte, aumenta o valor de sua marca e garante oportunidade em novos mercados.

Portanto, a logística inteligente é peça-chave para empresas que desejam se manter competitivas, inovadoras e centradas no cliente. Dado que, além de minimizar os custos das operações, permite que elas se tornem conectadas, ágeis e sustentáveis.