As operações do transporte de cargas geralmente são alvo de constantes riscos, tais como roubos e furtos de mercadorias, por exemplo. Desse modo, isso resulta em impactos negativos como prejuízos financeiros às empresas, além de comprometer a imagem da marca e a confiança na cadeia logística.
Neste sentido, as iscas de cargas surgem como uma solução tecnológica crucial, sendo eficaz no que concerne ao aumento na segurança das operações e na redução de perdas.
Em razão disso, a Venteno Express aborda a importância da isca de carga para aumentar a segurança nas operações do transporte de mercadorias.
O que são iscas de cargas
As iscas de cargas referem-se aos dispositivos eletrônicos de rastreamento discretos, pequenos e fáceis de ocultar dentro dos volumes transportados. Sendo assim, elas basicamente simulam uma mercadoria comum, mas com tecnologia de geolocalização que permite acompanhar em tempo real o deslocamento da carga.
Logo, entre os principais recursos estão:
- GPS/GSM/LTE para rastreamento;
- Sensores de movimento e vibração;
- Alertas de abertura não autorizada;
- Comunicação com plataformas de gestão de transporte (TMS/WMS).
Além do mais, a maioria desses dispositivos também contam com sensores que detectam movimento, abertura de embalagens, variações de temperatura, além de verificar quedas bruscas, ou seja, atua de maneira a fornecer informações detalhadas referentes a qualquer atividade suspeita durante o transporte de cargas.
E como isso funciona na prática?
Quando instalados no interior de um lote de mercadoria, as iscas permanecem adormecidas até que ocorra algum desvio não planejado da rota ou alguma outra situação de risco. Desse modo, a partir disso, são enviados sinais para a central de monitoramento, que pode acionar equipes de segurança ou autoridades policiais para agir imediatamente.
Assim sendo, esse é um mecanismo que vai além de proporcionar a localização de cargas roubadas com rapidez, pois ainda identifica padrões de atuação de quadrilhas, o que contribui diretamente para investigações e prevenção futuras.
E quais os benefícios desse dispositivo?
De maneira geral, as iscas de cargas promovem benefícios consideráveis para o transporte de cargas, os quais se destacam:
Prevenção de perdas financeiras: Com a possibilidade de recuperação de mercadorias furtadas ou roubadas, minimiza os impactos econômicos em relação a essas adversidades.
Aumento da segurança – Devido ao monitoramento constante isso facilita que motoristas possam agir mais rapidamente em situações de abordagens criminosas.
Maior eficiência logística – O acompanhamento da carga em tempo real, normalmente garante melhorias no planejamento de rotas e na tomada de decisão.
Fortalecimento da imagem da empresa – Ao implementar as iscas isso demonstra que a empresa se preocupa com a segurança, assim como, transmite mais confiança a clientes e parceiros comerciais.
Apoio às autoridades – O rastreamento auxilia nas operações policiais e no combate ao crime organizado no setor de transporte de cargas.
Iscas de cargas como importância estratégica no transporte de mercadorias
Sabemos que no Brasil existe um alto índice de roubos de cargas, principalmente em regiões metropolitanas e corredores logísticos de grande circulação de mercadorias. Por essa razão, as iscas devem ser consideradas como um investimento estratégico voltado para melhorar a segurança e competitividade das operações.
Neste contexto, as empresas que adotam esse tipo de recurso estão mais preparadas para mitigar os riscos, reduzir prejuízos e garantir a continuidade eficaz de suas operações de transporte.
Portanto, as iscas de cargas é um importante dispositivo de rastreamento e ferramenta estratégica de segurança, pois é capaz de proteger mercadorias, otimizar processos e aumentar a confiabilidade das operações.