A logística é um dos pontos primordiais para garantir eficiência nas operações de uma empresa, sobretudo no que concerne às cadeias de suprimentos dinâmicas e competitivas. Em razão disso, dois conceitos se apresentam como importantes: logística inbound e logística outbound. Sendo assim, estes são responsáveis por viabilizar que materiais e produtos sejam transportados de maneira eficaz, no tempo certo e com redução dos custos.
Diante disso, a Venteno Express explica o que é a logística inbound e outbound, como funciona e as suas principais características.
O que é Logística Inbound?
A logística inbound, também conhecida como logística de entrada, é o processo relacionado às etapas de transporte, recebimento, armazenamento e gestão de insumos, além das matérias-primas e componentes que uma empresa precisa para sua produção.
Desse modo, podemos explicar essa logística como as etapas que ocorrem antes da fabricação ou transformação de um produto, assegurando que indústria ou distribuidora tenha de prontidão tudo que precisa para operar corretamente.
Logo, entre as principais atividades da logística inbound estão:
- Seleção e gestão de fornecedores;
- Transporte de matérias-primas e insumos;
- Recebimento e conferência de mercadorias;
- Armazenamento e controle de estoque;
- Integração com processos produtivos.
Neste sentido, essa logística tem como objetivo a redução de custos com aquisição de matéria e com transporte, além de evitar que ocorram falta de insumos na produção, garantindo a qualidade dos materiais e otimizando a relação com fornecedores.
O que é Logística Outbound?
A logística outbound ou logística de saída, como o próprio nome sugere, refere-se às operações que ocorrem após a produção, ou seja, na movimentação do produto acabado até o cliente final ou distribuidores.
Assim sendo, esse processo abrange etapas como o acondicionamento dos itens até o transporte e, por fim, a sua entrega. Com isso, essa logística é direcionada para satisfazer as expectativas do cliente e garantir eficácia na distribuição das mercadorias.
Dessa forma, as principais atividades de uma logística outbound envolve:
- Armazenamento de produtos acabados;
- Processamento de pedidos;
- Separação, embalagem e expedição;
- Gestão de transporte e roteirização inteligente;
- Entrega ao consumidor final ou parceiro comercial.
Posto isso, a logística outbound tem como foco a redução no prazo de entrega e dos custos logísticos, além de proporcionar o aumento na satisfação do cliente e garantir a integridade do produto até o seu respectivo destino.
Características em comum da logística inbound e da logística outbound:
De modo geral, a logística inbound e outbound possuem algumas características fundamentais em comum nos seus processos, as quais podemos destacar:
- Interdependência dentro da cadeia de suprimentos;
- Elaboração de planejamento estratégico e integração de informações;
- Influência direta nos custos e na competitividade da empresa;
- Uso de tecnologia em cada etapa.
Diferenças entre logística inbound e outbound
Assim como nessas operação existem algumas semelhanças, há também algumas diferenças:
Inbound – Nesse processo ocorre a entrada de insumos e matérias-primas, com intuito de abastecer a produção, pois os itens são enviados dos fornecedores para as empresas, o que consequentemente impacta diretamente na eficiência da produção.
Outbound – É o processo de saída dos produtos acabados, geralmente visando atender aos clientes finais. Neste caso, os produtos são enviados dos distribuidores para os clientes, o que influencia na satisfação e fidelização dos clientes.
Portanto, a logística inbound e outbound são dois importantes processos que se complementam. Isso porque, uma logística garante o suprimento adequado para a produção, enquanto a outra assegura que o produto chegue corretamente ao cliente final. Por essa razão, ao integrar esses processos com eficiência obtêm-se maior competitividade, produtividade e satisfação do consumidor.