A logística reversa refere-se ao processo que abrange o deslocamento de produtos, materiais e resíduos desde o ponto de consumo até o ponto de origem, ou seja, é o inverso da logística tradicional.
Sendo assim, a logística reversa lida com o retorno desses produtos ao fabricante ou a outros pontos específicos da cadeia de suprimentos, seja com objetivo de reciclagem, reuso ou descarte apropriado.
Além do mais, essa logística lida também com mercadorias devolvidas pelo consumidor, seja por arrependimento, defeitos ou entregas feitas incorretamente.
Diante do exposto, a Venteno explica quais são os benefícios da logística reversa. Confira:
O que é logística reversa?
A logística reversa nada mais é do que a movimentação de produtos e materiais do destino final de volta para o ponto de origem. Isso significa que, diferentemente da logística tradicional que o objetivo se concentra na movimentação de produtos do fabricante para o consumidor, a logística reversa lida basicamente com o retorno dos produtos ao fabricante ou outro local específico da cadeia de suprimentos.
Dessa forma, o processo de logística reversa é, sobretudo, direcionado para a recuperação de produtos e materiais, seja para reciclagem, reuso, descarte adequado ou outro tipo de destinação que precise de retorno das mercadorias.
Em razão disso, esse tipo de logística é influenciada por diversos aspectos, que vão desde a crescente conscientização ambiental, regulamentações governamentais sobre o descarte de resíduos, a pressão dos consumidores por práticas mais sustentáveis, até a busca por eficiência na gestão de recursos.
Vale ressaltar que, existem várias situações em que a logística reversa pode ser aplicada, entre as quais podemos citar:
Devoluções de Produtos:
Quando um produto é devolvido ao consumidor por motivos como defeitos, insatisfação ou troca, por exemplo. Por isso, a logística reversa é utilizada, visando gerenciar o retorno desse produto ao fabricante ou distribuidor.
Reciclagem de Embalagens:
A logística reversa também está envolvida na coleta e reciclagem de embalagens, como papelão, plástico, vidro e metais, com intuito de minimizar o impacto ambiental.
Reuso:
Alguns produtos podem ser recuperados, recondicionados ou remanufaturados para serem reintroduzidos no mercado, prolongando sua vida útil e reduzindo a necessidade de produção de novos produtos.
Descarte de Produtos Eletrônicos:
Dispositivos eletrônicos e equipamentos geralmente contêm materiais perigosos que precisam ser descartados de maneira adequada. A logística reversa gerencia o retorno desses produtos para reciclagem e tratamento apropriado.
Benefícios da logística reversa
Sustentabilidade Ambiental: A sustentabilidade certamente é um dos mais pontos benéficos da logística reversa, devido a redução de resíduos que contribui para a diminuição do descarte inadequado de produtos e embalagens,minimizando o impacto ambiental.
Reciclagem e Reuso: Os materiais recolhidos por meio da logística reversa podem na maioria das vezes serem reciclados, viabilizando o uso sustentável de recursos naturais. Além disso, alguns produtos podem ser reparados, recondicionados e reintroduzidos no mercado, prolongando sua vida útil.
Conformidade com a Legislação Ambiental: De modo geral, essa operação do setor logístico ajuda as empresas no cumprimento de regulamentações ambientais, evitando penalidades, ao mesmo tempo que promove uma imagem positiva perante aos clientes.
Economia de Recursos: Com a recuperação de materiais, isso contribui diretamente para a economia de recursos naturais, tais como energia, água e matérias-primas.
Imagem da Marca: Empresas que implementam práticas de logística reversa podem melhorar sua imagem consideravelmente, destacando ainda, seu compromisso com a responsabilidade ambiental.
Eficiência na Gestão de Resíduos: A gestão eficiente de resíduos pode gerar maior economia de custos, principalmente quando os materiais recolhidos podem ser reintegrados à cadeia produtiva.
Atendimento às Expectativas do Consumidor: Ações como da logística reversa demonstra um compromisso com a sustentabilidade, atendendo às crescentes expectativas dos consumidores por práticas comerciais mais responsáveis.
Melhoria na gestão de estoques: A implementação eficaz da logística reversa permite uma gestão mais eficiente dos estoques, minimizando perdas ao mesmo tempo que otimiza a cadeia de suprimentos.
Estímulo à Inovação: A busca por soluções eficientes na logística reversa pode impulsionar a inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias e processos.
Portanto, nota-se que a logística reversa, quando bem planejada e implementada, pode gerar diversos benefícios tanto para as empresas quanto para o meio ambiente, contribuindo para práticas mais sustentáveis.